Nós da Tela Bella – Telas mosquiteiro em Ribeirão Preto, estamos recebendo só este mês muitíssimas chamadas por conta do vilão da vez: os escorpiões. E por este motivo decidi preparar este post com algumas informações à respeito dele. Estes animais habitam frestas em pedras, pedaços de madeiras e troncos podres. Em busca de novas fontes de alimentos, eles invadem cidades e instalam-se sob restos de materiais de construção, entulho, madeiras empilhadas, ralos, esgotos etc. Em vida livre vivem em média de três a quatro anos.
MUDANÇA CLIMÁTICA
Devido às alterações climáticas, aqui em Ribeirão Preto e Região, estes animais têm se apresentado ativos durante o ano todo. Nesta época do ano, vinda de forte calor e de chuvas frequentes os escorpiões saem dos seus esconderijos em busca de alimento.
A limpeza e a eliminação de qualquer tipo de insetos na sua casa (que servem de alimento ao escorpião) , são a principal medida de controle. Geralmente, os escorpiões entram nas casas pelas redes de esgoto. Por isto é importante vedar ralos com telas, caixas de gordura e tanques para evitar seu aparecimento. Vedar soleiras de portas e janelas, evitar plantas próximas às paredes das casas, retirar todo o entulho, tijolos, telhas acumuladas em quintais, assim como rebocar paredes e pisos internos e externos também são medidas necessárias. Até o momento não existe nenhum veneno comprovadamente eficaz.
CUIDADOS
Para evitar escorpiões nas residências, alguns cuidados são essenciais, tais como:
Na área externa do domicílio:
– manter limpos quintais e jardins,
– não acumular folhas secas e lixo domiciliar;
– acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta.
– Não jogar lixo em terrenos baldios; limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis;
– evitar a fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
– evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade, etc.;
– remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;
– evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;
– remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externa e muros;
– rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.
Na área interna do domicílio alguns cuidados também são precisos como:
– rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas;
– vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;
– reparar rodapés soltos.
– colocar telas Mosquiteira nas janelas;
– colocar telas nas aberturas dos ralos, pias ou tanques;
– telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados;
– manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.
Nos casos de acidente a equipe de Saúde orienta a vítima a procurar um hospital o mais rápido possível levando se possível o exemplar do animal que causou o ferimento, para que os profissionais de saúde possam identificá-lo e indicar a melhor conduta para o caso.
Caso necessite de orientações quanto ao manejo ambiental periódico para evitar a proliferação de escorpiões, entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses
Unidade de Vigilância de Zoonoses
Localização: Av. Eduardo Andrea Matarazzo, 4255 – Marincek – Ribeirão Preto – SP
Telefones: 3628-2015
Disque Dengue: 0800 7750123
Se necessário, será agendado a visita da equipe de Controle de Vetores no local.
Sintomas
No caso de acidente por escorpião, imediatamente se instala um quadro local com dor intensa, edema e eritema discreto, sudorese localizada em torno do ponto da picada e piloereção. Em casos mais graves a pessoa afetada pode apresentar tremores, náuseas, vômitos, arritmia cardíaca e choque. As crianças, os idosos e os cardiopatas são os grupos com maior risco de morte e devem ter atendimento médico rápido. Em apenas 15 minutos, o quadro pode se agravar com desfecho trágico.
Em crianças de pouca idade e pouco peso, uma picada de escorpião amarelo pode levar a morte se o socorro não for imediato. A picada do escorpião preto é muito dolorosa, mais dificilmente mata. A classificação dos acidentes depende dos sintomas apresentados.
Caso necessite de telas mosquiteira, para vetar janelas e portas, nos procure. Esta é a nossa especialidade. Entre em contato através do (16) 99783-8787 (whatsapp).
Veja alguns dos nossos serviços em: www.facebook.com/telamosquiteirotelabella/
Siga-nos no Instagram: @tela_bella_telamosquiteiro
Gostou do Post, quer dar alguma sugestão, ou tem alguma duvida? Comente aqui embaixo, responderemos pra você em breve.