Mais uma criança vítima da picada de escorpião em Ribeirão Preto. A menina de 9 anos foi encaminhada para a unidade de emergência do HC de Ribeirão Preto, no último final de semana (12).

A menina mora na comunidade da Locomotiva. Segundo apuração da EPTV, ela foi picada pelo escorpião amarelo, a espécie mais perigosa, que é comum em Ribeirão Preto. O ataque aconteceu no último domingo (12).
O hospital não informou o estado da saúde da criança.
Outros casos
Nos últimos meses, duas crianças perderam a vida após sofrerem acidentes com escorpiões em Ribeirão Preto. No último dia 31 de agosto, morreu um menino de 4 anos, após complicações causadas pela picada. Em julho, a vítima foi uma menina de 3 anos de idade.
Até o final de agosto, Ribeirão Preto havia confirmado 846 acidentes envolvendo escorpiões. De acordo com relatos, as crianças que perderam a vida foram picadas no momento em que brincavam com tijolos.
Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou número de acidentes com escorpiões em 2021
Ribeirão Preto já registra 846 ocorrências envolvendo escorpiões entre 1º janeiro e 15 de julho deste ano, média de quatro ataques por dia, um a cada seis horas. Este número representa 48,2% do total de 2020, de 1.756 – quase cinco a cada 24 horas.
No ano passado, foram 357 casos a mais que os 1.399 de 2019 – quase quatro por dia –, alta de 25,5%. Na última década, entre 2011 e 2020, Ribeirão Preto registrou 5.183 ataques de escorpião, mais de um por dia. São 3.155 somente nos dois últimos anos, 60,9% do total. Entre 2009 e o último dia 15 de julho já são 5.581 ocorrências.
Os dados foram divulgados pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net). Os dados anteriores a 2020 foram enviados ao Tribuna pela pasta no final de agosto do ano passado e não foram atualizados.
“Os escorpiões gostam de locais úmidos e escuros. Durante o dia, eles procuram abrigo nesses locais. Eles ficam em lugares como caixa de esgoto, tijolo, locais com acúmulo de entulho e madeira. É importante a gente manter os quintais sempre limpos, evitar o acúmulo de materiais de construção e vedar todas as frestas nas paredes”, detalhou a bióloga Roberta Azevedo ( que trabalha na DVAS -Vigilância Ambiental em Saúde de Ribeirão) em entrevista à rádio CBN Ribeirão.
“Picadas de escorpião doem muito. Geralmente essas picadas ocorrem nas extremidades mãos e pés. Os principais sintomas seriam uma sudorese intensa, taquicardia e vômito. Sempre que a criança reclamar, é necessário leva-la para a unidade de saúde mais próxima”, finalizou Roberta. (Com CBN Ribeirão)
O Ministério da Saúde recomenda examinar calçados e roupas pessoais, lençóis e toalhas antes de usar, afastar camas das paredes e não acumular lixo orgânico, material de construção ou entulho no quintal ou calçada. Vedar com telinhas para janela, telas mosquiteiro também nas portas, vedar as frestas e buracos em paredes, assoalhos e forros, utilizar rodos vedantes em portas, janelas e ralos ajuda a manter os escorpiões longe de casa.
Fonte: A cidade On, Tribuna, Bebê Abril.