Olá pessoal! O Festival Tanabata não deve ser realizado neste ano, em Ribeirão Preto. O Portal Revide teve acesso a uma nota enviada pela Associação Cultural Japonesa e Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto aos expositores do evento, em que o cancelamento do festival é confirmado. Oficialmente, a associação vai se pronunciar nessa quarta-feira, 22. O cancelamento do Festival Tanabata deste ano foi confirmado oficialmente na manhã do dia 22 de maio, por meio de nota das associações Cultural Japonesa e Nipo Brasileira de Ribeirão Preto.
É a segunda vez em três anos que o Tanabata é cancelado. Em 2016, não houve festival por conta da falta de verba e patrocinadores. Em 2017, o Festival foi nomeado como patrimônio cultural e imaterial do povo ribeirão-pretano. O evento reúne um público de aproximadamente 70 mil pessoas em três dias de realização, no Morro do São Bento. A primeira edição foi promovida em 1993.
A segunda edição do Sadako Matsuri, substituto do Tanabata, confirmou a data para o evento em 2019. As festividades serão realizadas nos dias 9, 10 e 11 de agosto.
O local escolhido para a realização do evento foi a Igreja Santa Terezinha Doutora, no bairro Ribeirânia, na Rua Walter Antunes De Campos, na Zona Leste do município. Na sexta-feira, 9, o evento será realizado das 19h às 23h. Já no sábado, 10, e no domingo, 11, as comemorações acontecem das 10h às 23h.
Com apresentações e culinárias típicas da cultura oriental, a organização tem procurado por parcerias de ONGs que cuidam das causas animais. A expectativa é de que haja um possível mutirão na praça do local para a adoção de cães e gatos.
Além disso, uma das organizadoras do evento, Tatiane Sakamoto, afirma que eles também estão em busca de patrocinadores. “Estamos procurando por patrocinadores para que o evento seja possível. Os expositores e grupos que queiram apresentar no palco seu trabalho com artes marciais, danças, karaokê ou outras coisas culturais voltadas para a colônia japonesa ou oriental, também são bem-vindos”, conta a organizadora.
Segundo Tatiane, o objetivo da festa não é o lucro, mas, sim, beneficiar os expositores que seriam lesados em razão do cancelamento do Tanabata, além de oferecer cultura gratuita à população. “Minha mãe, por exemplo, já tem produzido os sorvetes, os artesanatos, fora o acesso à cultura, lazer e entretenimento”.
Nesta edição, os organizadores estão pedindo para que as pessoas doem um
quilo de alimento não perecível. “Pretendemos ajudar também instituições que
dependem de doações e que atendem pessoas em áreas de risco e com
necessidades”, conclui Tatiane.
Fonte: Pedro Gomes 05 jun 2019 / Revide
Caso necessite de telas mosquiteira, para vedar janelas e portas, nos procure. Esta é a nossa especialidade. Entre em contato através do (16) 99783-8787 (whatsapp).
Veja alguns dos nossos serviços em:
http://www.facebook.com/telamosquiteirotelabella/
Siga-nos no Instagram: @telabellarp
Gostou do Post, Compartilhe, quer dar alguma sugestão, ou tem alguma duvida? Comente aqui embaixo, responderemos pra você em breve.