A DENGUE AINDA EXISTE POR AQUI; RIBEIRÃO PRETO REGISTRA MAIS DE 15 MIL CASOS DE DENGUE EM 2020

Em 2020 foram 4 mortes registradas, e outras 9 em investigação.

Nos cinco primeiro meses do ano de 2020, Ribeirão Preto ultrapassou a marca de 15 mil casos de dengue; o que representa 873 casos a mais do que foi registrado no ano todo de 2019. (14.421 contra 15.294)

Este é o pior ano da doença desde 2016, quando foi registrado 35 mil casos. O número de mortos pela dengue também cresceu em 2020, sendo 4 casos confirmados e 9 ainda em investigação. Em 2019 foram 3 mortes confirmadas o ano todo.

Desde Janeiro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde, tinha alertado que a nossa cidade sofreria com uma epidemia da dengue em 2020. O chefe do executivo Municipal, também não escapou da doença. Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto, foi diagnosticado com dengue em 22 de maio. Naquela manhã apresentou estado febril, e ao realizar o exame na unidade de saúde da Castelo Branco, recebeu o diagnostico.

“Oitenta por cento dos casos estão nas casas das pessoas e, por isso, a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população limpando sua própria residência”, orienta o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, alerta para a temporada das chuvas e conclama a população para vistoriar as residências semanalmente, eliminando qualquer foco de água parada.

“A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que eliminem os criadouros do mosquito, limpando seus quintais semanalmente e eliminando água parada, ambiente ideal para o Aedes crescer. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha na cidade”, alerta a diretora.

Como já sabemos 2020 não foi um ano fácil em todo o mundo, com a disseminação do COVID-19 a mídia não se fala em outra coisa. Mas é muito importante que a população se proteja da melhor maneira possível para ambas as situações. A DENGUE NÃO DEIXOU DE EXISTIR, E ELA É UMA REALIDADE!!! Estão aí os números que mostraram esse aumento de 20,9% em relação à 2019. A DENGUE PODE MATAR! e um trabalho de conscientização deve ser frequente para a população. Só assim conseguiremos vencer esta batalha!




Fonte: ACidadeON/Ribeirao, Portal de Notícias da Prefeitura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s