A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto registrou 846 casos de picadas de escorpião em 2021, segundo dados oficiais.
Como proceder em caso da picada:
Com a realização da limpeza do local da picada com água e sabão, procurar um serviço de saúde imediatamente e, se possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde para auxiliar no diagnóstico.
A cartilha informa que não é recomendado amarrar ou fazer torniquete no local onde houve picada, além de não aplicar nenhum tipo de substância, não cortar, perfurar ou queimar o local da picada e não dar bebidas alcoólicas para vítima.
Segundo a secretaria da Saúde, o tratamento é realizado com soro antiescorpiônico, indicado por um médico. Os acidentes envolvendo escorpião são classificados em três categorias pela pasta: casos leve, moderado e grave.
Controle de escorpiões
Como medidas de controle, a secretaria da Saúde orienta a manter quintais e jardins limpos, aparar gramados, recolher folhas caídas e eliminar fontes de alimentos para escorpiões, como baratas e aranhas. Além disso, a pasta orienta a não acumular materiais de construção ou entulho.
Nos casos de remoção de entulhos ou materiais de construção acumulados, tomar precauções que evitem acidentes, tais como: ter atenção onde pisar e onde colocar a mão, utilizar luvas de raspa ou similar e vestir calça comprida e calçados fechados.
Não é recomendado o controle químico dos escorpiões, como a aplicação de veneno, por exemplo. Isso porque, o efeito do veneno para controle do aracnídeo é quase inexistente, segundo a secretaria da Saúde.
Além disso, a pasta alerta que o veneno jogado em ralos, por exemplo, pode fazer com que os escorpiões saiam desses locais, podendo aparecer dentro das casas, aumentando os riscos de acidentes.
O uso de tela mosquiteira é essencial para vetar a entradas desses animais, bem como a entrada do mosquito Aedes Aegyti, como outros…
Cuide de quem você Ama.
O número de telefone da Vigilância de Zoonoses de Ribeirão Preto é (16) 3628-2015 e da
Tela Bella – Tela Mosquiteira é 16 997838787.