Ribeirão Preto soma 846 casos de picadas de escorpião em 2021

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto registrou 846 casos de picadas de escorpião em 2021, segundo dados oficiais. 

Como proceder em caso da picada:

Com a realização da limpeza do local da picada com água e sabão, procurar um serviço de saúde imediatamente e, se possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde para auxiliar no diagnóstico.  

A cartilha informa que não é recomendado amarrar ou fazer torniquete no local onde houve picada, além de não aplicar nenhum tipo de substância, não cortar, perfurar ou queimar o local da picada e não dar bebidas alcoólicas para vítima.  

Segundo a secretaria da Saúde, o tratamento é realizado com soro antiescorpiônico, indicado por um médico. Os acidentes envolvendo escorpião são classificados em três categorias pela pasta: casos leve, moderado e grave.  

Controle de escorpiões

Como medidas de controle, a secretaria da Saúde orienta a manter quintais e jardins limpos, aparar gramados, recolher folhas caídas e eliminar fontes de alimentos para escorpiões, como baratas e aranhas. Além disso, a pasta orienta a não acumular materiais de construção ou entulho.  

Nos casos de remoção de entulhos ou materiais de construção acumulados, tomar precauções que evitem acidentes, tais como: ter atenção onde pisar e onde colocar a mão, utilizar luvas de raspa ou similar e vestir calça comprida e calçados fechados.  

Não é recomendado o controle químico dos escorpiões, como a aplicação de veneno, por exemplo. Isso porque, o efeito do veneno para controle do aracnídeo é quase inexistente, segundo a secretaria da Saúde.  

Além disso, a pasta alerta que o veneno jogado em ralos, por exemplo, pode fazer com que os escorpiões saiam desses locais, podendo aparecer dentro das casas, aumentando os riscos de acidentes.  

O uso de tela mosquiteira é essencial para vetar a entradas desses animais, bem como a entrada do mosquito Aedes Aegyti, como outros…

Cuide de quem você Ama.

O número de telefone da Vigilância de Zoonoses de Ribeirão Preto é (16) 3628-2015 e da

Tela Bella – Tela Mosquiteira é 16 997838787.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s