A Limpeza de caixa d’água e a colocação da Tela Mosquiteiro, protege sua casa contra o Aedes Aegypti

Seja numa casa ou em um apartamento, é preciso estar sempre atento para se proteger contra o Aedes aegypti, o mosquito que transmite diversos vírus, como o da dengue, zika, chikungunya e agora mais um novo apareceu, que é o Mayaro. Por isso, hoje vamos dar várias dicas para vocês evitarem a proliferação deste inseto. Desde tarefas mais difíceis, como limpeza de caixa d’água, os cuidados básicos com a água dos bichinhos de estimação até a colocação das Telas Mosquiteiros.

AEDES AEGYPTI

Aedes aegypti (que significa “odioso do Egito”) é um mosquito que atualmente está presente em quase todo mundo. Ele se reproduz colocando ovos em locais onde encontra água limpa e parada. O que acontece muito no domicílio humano.

O ciclo de reprodução completo é bem rápido, pode levar de 5 a 10 dias, por isso qualquer desatenção pode desencadear uma infestação, pois uma fêmea é capaz gerar quase dois mil mosquitos durante a vida, que dura em média 35 dias, e cada um pode contaminar centenas de pessoas.

Uma das grandes dificuldades no combate ao mosquito é o fato do seu ovo sobreviver até 450 dias sem água, grudado nas paredes dos recipientes. Assim, mesmo que os recipientes contaminados estejam secos, basta que volte a ter água para que os ovos retomem o desenvolvimento.

Por isso, no período atual, com o verão e intensificação das chuvas, a infestação do mosquito aumenta, pois as condições ficam propícias à eclosão dos ovos. Então, precisamos redobrar a atenção e proteger a nossa casa.

A ESTRUTURA DAS RESIDÊNCIAS

Além dos objetos, é crucial verificar a parte estrutural de uma residência. Começando pelas calhas, que são responsáveis por proteger a edificação do acúmulo da água da chuva. Esses dispositivos precisam ser limpos e desentupidos com frequência, pois se o seu fluxo for bloqueado, por folhas ou sujeira, eles podem se tornar um foco do Aedes ou gerar infiltrações que estragam as paredes e causam doenças.

Depois, é preciso ter certeza que os ralos externos, as canaletas de drenagem e todo o sistema de escoamento estão funcionando perfeitamente. Os ralos são a primeira defesa da rede pluvial e precisam estar com a passagem sempre desimpedida para evitar problemas.

 As lajes também podem se tornar focos do mosquito, é preciso sejam lavadas após as chuvas e que o excesso de água seja retirado com um rodo.

 Em locais que possuem piscina, elas devem ser tratadas semanalmente com cloro. E caso não estejam em uso, devem ser tapadas de um modo que a água de possíveis chuvas não se acumule sobre a cobertura.

 LIMPEZA E VEDAÇÃO DE CAIXA D’ÁGUA

Pesquisas realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que os grandes reservatórios, como caixa d’água e tonéis, são responsáveis por quase 70% do total da produção de mosquitos Aedes aegypti adultos. Eles oferecem melhores condições para que os ovos se desenvolvam, pois há menos competição entre as larvas por alimento. Por isso, a atenção deve ser intensificada nestes locais.

É importante garantir que todas as caixas d’água estejam vedadas, pra isso confeccionamos Telas Mosquiteiros, que são removíveis simples de manusear para fazer a limpeza. Mas antes, é necessário fazer uma limpeza para garantir o extermínio de ovos do mosquito que podem ter sido depositados no local. Além disso, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os reservatórios devem ser lavados, higienizados  e desinfetados pelo menos uma vez a cada seis meses.

 Fonte: Ambiental BR

Caso necessite de telas mosquiteira, para vedar janelas e portas, nos procure. Esta é a nossa especialidade. Entre em contato através do (16) 99783-8787 (whatsapp).

Veja alguns dos nossos serviços em:

http://www.facebook.com/telamosquiteirotelabella/

Siga-nos no Instagram: @telabellarp

Gostou do Post, Compartilhe, quer dar alguma sugestão, ou tem alguma duvida? Comente aqui embaixo, responderemos pra você em breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s