DENGUE: SINTOMAS, CAUSAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO.

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

Confira os motivos para evitar o uso excessivo do ar condicionado.

Para garantir conforto e bem-estar, principalmente no verão, as pessoas acabam passando a maior parte do tempo em ambientes com ar-condicionado, seja em casa, no trabalho ou no carro. Mas o que a maioria não sabe é que essa sensação de alívio pode ser acompanhada de consequências perigosas. “O uso de equipamentos para resfriar o ar pode favorecer a proliferação de fungos e de bactérias que contribuem para o surgimento ou para o agravamento de doenças respiratórias”, alerta o Dr. Ubiratan de Paula Santos, pneumologista do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

Áreas mais próximas à zona rural são as mais afetadas.

especialistas afirmam que o surgimento dos besouros não está relacionado ao desmatamento, nem com o aumento do plantio da cana-de-açúcar na região, é comum vários besouros procurarem a zona urbana, porém em grande quantidade pode ser um desequilíbrio ambiental, ou seja, pode estar havendo a diminuição dos predadores de insetos, que são anfíbios e aves.